28/05/2013

Cultivando horta

Internos do presídio de Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, deram início esta semana ao curso de Horticultor Orgânico, ofertado pelo Pronatec do SENAR em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), prefeitura municipal e Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares.

A realização do curso foi uma solicitação da coordenadora do Projeto "Passos da Liberdade", Joana D'arc. Um projeto criado em novembro 2005, por meio de um Convênio entre o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e o Município com a interveniência da SEDS.

O curso é dividido em quatro módulos e os três primeiros serão ministrados pelo instrutor do SENAR MINAS, Luiz Carlos de Almeida. “Esperamos que ao final do curso eles sejam capazes de planejar e executar técnicas ligadas ao cultivo de hortaliças de talos, folhas e flores, desde o plantio até a comercialização dos produtos, assumindo postura empreendedora com consciência de seu papel social e ambiental. Por isso, que no último módulo eles são orientado por outro instrutor, especificamente sobre empreendedorismo”, explica Luiz Carlos.

De acordo com a coordenadora do Projeto Passos da Liberdade, a intenção é incentivar o interesse dos internos para descobrir suas habilidades na formação de hortas. “É uma grande oportunidade que eles estão tendo. Um certificado do SENAR abre portas. Com o curso eles vão sair daqui com chance de conseguir um emprego e de exercer um trabalho, fazer uma horta e tirar dessa horta seu sustento. Eles certamente vão ver a vida de outra forma, com alternativas de profissão e de outros valores”, diz a coordenadora.

O curso acontece no espaço cedido pela prefeitura de Valadares, no Semov II, no bairro Santos Dumont II.

Assessoria de Comunicação do SENAR MINAS
www.senarminas.org.br

Veja também