Cultivando horta

Internos do presídio de Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, deram início esta semana ao curso de Horticultor Orgânico, ofertado pelo Pronatec do SENAR em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), prefeitura municipal e Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares.
A realização do curso foi uma solicitação da coordenadora do Projeto "Passos da Liberdade", Joana D'arc. Um projeto criado em novembro 2005, por meio de um Convênio entre o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e o Município com a interveniência da SEDS.
O curso é dividido em quatro módulos e os três primeiros serão ministrados pelo instrutor do SENAR MINAS, Luiz Carlos de Almeida. “Esperamos que ao final do curso eles sejam capazes de planejar e executar técnicas ligadas ao cultivo de hortaliças de talos, folhas e flores, desde o plantio até a comercialização dos produtos, assumindo postura empreendedora com consciência de seu papel social e ambiental. Por isso, que no último módulo eles são orientado por outro instrutor, especificamente sobre empreendedorismo”, explica Luiz Carlos.
De acordo com a coordenadora do Projeto Passos da Liberdade, a intenção é incentivar o interesse dos internos para descobrir suas habilidades na formação de hortas. “É uma grande oportunidade que eles estão tendo. Um certificado do SENAR abre portas. Com o curso eles vão sair daqui com chance de conseguir um emprego e de exercer um trabalho, fazer uma horta e tirar dessa horta seu sustento. Eles certamente vão ver a vida de outra forma, com alternativas de profissão e de outros valores”, diz a coordenadora.
O curso acontece no espaço cedido pela prefeitura de Valadares, no Semov II, no bairro Santos Dumont II.
Assessoria de Comunicação do SENAR MINAS
www.senarminas.org.br